O teatro de formas animadas (com bonecos em especial), vem, cada vez mais, enriquecer o processo educativo, porque tem aplicação não só para a criança mas tam bém para jovens e adultos.
Os alunos envolvem-se mais espontaneamente nos exercícios de teatro aplicados à educação, quando eles são através de bonecos e o educador que desenvolve a aptidão de confeccionar e manipular bonecos, tem em mãos uma importante ferramenta de trabalho.
Sabemos que muitas vezes, para a escola, é difícil adquirir materiais adequados para a confecção dos bonecos, mas o importante é não deixar que isto se torne um problema e sim, uma solução.
Através de exercícios de formas animadas, o educador pode desenvolver alguns recursos de animador de objetos, ou seja, pode transformar objetos do cotidiano em seres animados. Neste universo tão rico, que é o das formas animadas, basta criatividade e dedicação. Assim, repentinamente, uma simples folha de jornal pode se transformar em um personagem talvez tão belo e interessante quanto um confeccionado com materiais caros e de difícil acesso.
Através de exercícios de formas animadas, o educador pode desenvolver alguns recursos de animador de objetos, ou seja, pode transformar objetos do cotidiano em seres animados. Neste universo tão rico, que é o das formas animadas, basta criatividade e dedicação. Assim, repentinamente, uma simples folha de jornal pode se transformar em um personagem talvez tão belo e interessante quanto um confeccionado com materiais caros e de difícil acesso.
Principalmente na educação infantil, o teatro de formas animadas é de grande importância pedagógica, porque a criança em especial, é naturalmente animista: anima objetos, fala com pedras e plantas, conversa com as nuvens. A criança tem a vontade de voar, de atravessar paredes, tem pensamentos de transformação de si e do universo, e é exatamente disto que o teatro de formas animadas trata. O teatro de formas animadas tem uma relação direta com o pensamento animista infantil e tem todas as condições de tornar fantástico o mundo real.
Quando um educador se coloca como ator, ele apenas representaum papel; enquanto que o boneco, ao contrário, é um personagem o tempo todo. O educador poderá dar vida às suas histórias de forma criativa e especial com personagens criados por ele mesmo e poderá criar personagens de acordo com as necessidades das atividades que for desenvolver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário